terça-feira, 30 de julho de 2013

Praticantes de Atividade Física: Procurem um Nutricionista


Meu primeiro post voltado a um assunto bastante comentado e que mesmo assim há muitos mitos e dúvidas.

Já sabem que sou estudante de Nutrição. 

Então... é muito comum me pararem e perguntarem: "Evelyn, comecei a malhar qual suplemento de proteína devo tomar? Quantas vezes? Qual a quantidade?" E por aí vai...

A impressão que dá é que acham que somos máquinas, vamos olhar para o seu corpo e escanear com nossos super olhos o seu peso e suas necessidades... Não, precisamos no mínimo de horas conversando e avaliando a composição corporal para ter um pouco de exatidão.

Outra, proteína forma as células do corpo: correto. Proteínas formam músculos: correto. Se eu comer bastante proteínas eu vou formar mais músculos: ERRADO. Não é assim que funciona, pois proteínas também fornecem energia e o consumo excessivo provocará uma sobrecarga nos rins e pode gerar o acúmulo de gordura.

Tenha uma dieta balanceada, rica em carboidratos, vitaminas, minerais e água. MUITA água.

O que é uma dieta balanceada? É uma dieta com todos os nutrientes em proporção adequada que o nutricionista saberá calcular. 


E o que o nutricionista pode fazer por você?

- Aferir seu peso, altura, gordura corporal e verificar seu gasto energético através destes dados e dependendo de qual atividade física você realiza, a carga, intensidade e tempo de duração.

- Avaliar sua dieta: verificando se o que você anda comendo está suprindo suas necessidades. Caso não esteja adequada, iremos tentar adequar naturalmente. Caso não seja possível adquirir todos os nutrientes suficientes através da dieta, um suplemente poderá sim, fazer parte. 

- Avaliar se seus objetivos estão sendo alcançados: o nutricionista poderá verificar se você atingir o peso que queria, a massa muscular desejada e etc.

LEMBRE-SE: Nutricionista é o profissional capacitado para avaliar suas necessidades.


Bom, sobre esse assunto há muito o que ser abordado. Pretendo voltar com mais informações.  ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário